Verdade e amor — Autores diversos


Capítulo 18


A doença e a justiça n

(Causas espirituais das doenças)

1 — O que estrutura espiritualmente o corpo de carne?

— O corpo espiritual ou perispírito é o corpo básico, constituído de matéria sutil, sobre o qual se organiza o corpo de carne.


2 — O erro de uma encarnação passada pode influir na encarnação presente, predispondo o corpo físico às doenças? De que modo?

— A grande maioria das doenças tem a sua causa profunda na estrutura semimaterial do corpo espiritual. Havendo o Espírito agido erradamente, nesse ou naquele setor da experiência evolutiva, vinca o corpo espiritual com desequilíbrios ou distonias que o predispõem à instalação de determinadas enfermidades, conforme o órgão atingido.


3 — Quais os dois aspectos da Justiça?

— A justiça na Terra pune simplesmente a crueldade manifesta, cujas consequências transitam nas áreas do interesse público, dilapidando a vida e induzindo à criminalidade; entretanto, esse é apenas o seu aspecto exterior, porque a Justiça é sempre manifestação constante da Lei divina nos processos de evolução e nas atividades da consciência.


4 — Qual a relação existente entre doença e Justiça?

— No curso das enfermidades, é imperioso venhamos a examinar a Justiça, funcionando com todo o seu poder regenerativo, para sanar os males que acalentamos.


5 - O que faz o Espírito antes de reencarnar, visando à própria melhoria?

— Antes da reencarnação, nós mesmos, em plenitude de responsabilidade, analisamos os pontos vulneráveis da própria alma, advogando em nosso próprio favor a concessão dos impedimentos físicos que, em tempo certo, nos imunizem, ante a possibilidade de reincidência nos erros em que estamos incursos.


[Na presente mensagem faltam as questões 6 a 13.]


Emmanuel



[1] O título entre parênteses é o mesmo da mensagem original, psicografada por Waldo Vieira e não por Francisco Cândido Xavier, e seu conteúdo, diferindo nas palavras marcadas, com grandes cortes, foi composto utilizando-se das cinco primeiras questões da 1ª lição do livro Leis de amor, publicado originalmente em 1963 pela FEESP. — Esse capítulo foi restaurado: Texto restaurado.


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir